Construções no desenho infantil : dos modelos referenciais à problematização dos estereótipos

View/ Open
Date
2008Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Com o trabalho em sala de aula, em classes de Educação Infantil em uma escola da rede particular de Porto Alegre, mostro a incidência de estereotipias no desenho de crianças entre 5 e 6 anos. O texto traz algumas possibilidades de ações para ajudar a construir um desenho significativo e singular em sua expressão. Ao tratar do problema da referência, indiretamente o texto questiona o papel da escola dentro de uma cultura pautada por modelos, produzindo um dado espaço de conhecimento e uma determ ...
Com o trabalho em sala de aula, em classes de Educação Infantil em uma escola da rede particular de Porto Alegre, mostro a incidência de estereotipias no desenho de crianças entre 5 e 6 anos. O texto traz algumas possibilidades de ações para ajudar a construir um desenho significativo e singular em sua expressão. Ao tratar do problema da referência, indiretamente o texto questiona o papel da escola dentro de uma cultura pautada por modelos, produzindo um dado espaço de conhecimento e uma determinada transmissão de imagens. Esse trabalho pesquisa a construção do desenho infantil, arte e estereótipos, trazendo as idéias e teorias vigentes sobre grafismo infantil de autores na área da arte e educação, como Kellogg, Iavelberg, Pillar, entre outros. Sua conclusão é de que mais do que faixa etária, nível cognitivo ou contexto social, são as diferentes experiências e condições de produção oferecidas às crianças que marcam seus desenhos traços e formulações gráficas de uma maneira diferente ou não. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Collections
-
Humanities (1951)
This item is licensed under a Creative Commons License
