Construções no desenho infantil : dos modelos referenciais à problematização dos estereótipos
Visualizar/abrir
Data
2008Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Com o trabalho em sala de aula, em classes de Educação Infantil em uma escola da rede particular de Porto Alegre, mostro a incidência de estereotipias no desenho de crianças entre 5 e 6 anos. O texto traz algumas possibilidades de ações para ajudar a construir um desenho significativo e singular em sua expressão. Ao tratar do problema da referência, indiretamente o texto questiona o papel da escola dentro de uma cultura pautada por modelos, produzindo um dado espaço de conhecimento e uma determ ...
Com o trabalho em sala de aula, em classes de Educação Infantil em uma escola da rede particular de Porto Alegre, mostro a incidência de estereotipias no desenho de crianças entre 5 e 6 anos. O texto traz algumas possibilidades de ações para ajudar a construir um desenho significativo e singular em sua expressão. Ao tratar do problema da referência, indiretamente o texto questiona o papel da escola dentro de uma cultura pautada por modelos, produzindo um dado espaço de conhecimento e uma determinada transmissão de imagens. Esse trabalho pesquisa a construção do desenho infantil, arte e estereótipos, trazendo as idéias e teorias vigentes sobre grafismo infantil de autores na área da arte e educação, como Kellogg, Iavelberg, Pillar, entre outros. Sua conclusão é de que mais do que faixa etária, nível cognitivo ou contexto social, são as diferentes experiências e condições de produção oferecidas às crianças que marcam seus desenhos traços e formulações gráficas de uma maneira diferente ou não. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License