Escolinhas de arte : perspectivas para a livre expressão
Visualizar/abrir
Data
2009Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Baseando-se em entrevistas com pais, alunos, ex-alunos, professores e demais profissionais do Centro de Desenvolvimento da Expressão de Porto Alegre (CDE-Poa) e da Escolinha de Arte da Associação Cultural dos Ex-Alunos do Instituto de Artes / UFRGS (Escolinha de Arte/UFRGS), bem como em revisita ao histórico das duas instituições, a presente pesquisa busca entender de que maneira estas duas Escolinhas de Arte se sustentam após mais de quatro décadas de trabalho. A presente pesquisa procura o qu ...
Baseando-se em entrevistas com pais, alunos, ex-alunos, professores e demais profissionais do Centro de Desenvolvimento da Expressão de Porto Alegre (CDE-Poa) e da Escolinha de Arte da Associação Cultural dos Ex-Alunos do Instituto de Artes / UFRGS (Escolinha de Arte/UFRGS), bem como em revisita ao histórico das duas instituições, a presente pesquisa busca entender de que maneira estas duas Escolinhas de Arte se sustentam após mais de quatro décadas de trabalho. A presente pesquisa procura o que está no cerne do trabalho destas instituições, que desde a década de 60 trabalham baseadas no ideal de que todo indivíduo é um ser criador, proposto por Augusto Rodrigues, com a Escolinha de Arte do Brasil no Rio de Janeiro, a primeira Escolinha de Arte criada no Brasil. Aborda-se ainda, a relação entre processo e produto de criação individual e suas implicações na relação professor-aluno. Pretende-se esclarecer as suposições do fechamento dessas entidades, bem como o processo criador vivido intensamente pelas crianças, adolescentes e adultos no cotidiano das Escolinhas de Arte. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License