A interpretação na milonga sureña de Juan José Ramos : entre o popular e o erudito
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Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho foi realizado sobre a interpretação da obra para piano Milonga Sureña do compositor argentino Juan José Ramos (1930-1995), tomando como base sua relação com as primeiras milongas campeiras populares de tradição oral de mediados do século XIX, e pesquisando nelas recursos interpretativos aplicáveis à obra mencionada, que são característicos do estilo mas que não são expressos na partitura. Também se escutaram, analisaram e compararam três gravações da obra mencionada, duas em ...
O presente trabalho foi realizado sobre a interpretação da obra para piano Milonga Sureña do compositor argentino Juan José Ramos (1930-1995), tomando como base sua relação com as primeiras milongas campeiras populares de tradição oral de mediados do século XIX, e pesquisando nelas recursos interpretativos aplicáveis à obra mencionada, que são característicos do estilo mas que não são expressos na partitura. Também se escutaram, analisaram e compararam três gravações da obra mencionada, duas em versão original e uma para arranjo de dois violões. Os elementos a analisar nelas foram andamento, dinâmica, articulação e forma, encontrando semelhanças e diferenças entre elas no uso dos mesmos, e também em relação com as milongas tradicionais. ...
Abstract
This work deals with the interpretation of the piano work Milonga Sureña of argentine composer Juan Jose Ramos ( 1930-1995 ), based on his relationship with the first popular milongas camperas of oral tradition of the mid-nineteenth century, and researching on them interpretative resources applicable to the work mentioned, which are characteristic of the style but are not specified in the score. Also three recordings of the work were analyzed and compared, two in the original version and one ar ...
This work deals with the interpretation of the piano work Milonga Sureña of argentine composer Juan Jose Ramos ( 1930-1995 ), based on his relationship with the first popular milongas camperas of oral tradition of the mid-nineteenth century, and researching on them interpretative resources applicable to the work mentioned, which are characteristic of the style but are not specified in the score. Also three recordings of the work were analyzed and compared, two in the original version and one arrenged for two guitars. The analyzed elements were tempo, dynamics, articulation, and form, founding similarities and differences between them and also with the traditional milongas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2877)Música (414)
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