Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJanissek-Muniz, Raquelpt_BR
dc.contributor.authorMentges, Marilene Lenzpt_BR
dc.date.accessioned2017-03-29T02:25:44Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156439pt_BR
dc.description.abstractPara considerar a tecnologia da informação efetiva, ela deve estar alinhada aos objetivos de negócio da organização, gerando informações úteis ao processo de trabalho e à gestão. Este conceito é perfeitamente aderente à realidade do setor público, que vem expandindo o uso de recursos de TI para ganhar eficiência e qualidade. Com base nessas ideias, delineou-se o objetivo principal deste trabalho, que se propôs a verificar a efetividade do sistema de informações usado pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre no monitoramento da assiduidade e desempenho dos alunos da rede municipal de ensino. Acompanhar assiduidade e desempenho é importante porque esses são os alicerces sobre os quais foi construído o IDEB, índice nacional que mede a qualidade da educação. Por isso, um sistema de informação que permite monitorar os dois parâmetros é de grande relevância, uma vez que possibilita verificar os resultados das medidas adotadas em direção à melhoria da qualidade da educação. Devido ao contexto do problema, essa pesquisa foi classificada como exploratório-descritiva e desenvolvida na forma de um estudo de caso, que envolveu a SMED e a PROCEMPA, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema. Para a coleta de dados foram usadas entrevistas e extrações do sistema de informação, avaliado por meio da observação participante da pesquisadora. Por fim, os resultados das entrevistas de ambas as partes foram confrontados com o que se observou no sistema, chegando-se à conclusão de que esta ferramenta não está alinhada às necessidades da SMED, logo, não é efetiva em seu propósito.pt_BR
dc.description.abstractIn order to be effective, information technology must be aligned with the organization's business objectives, generating useful information to the work process and management. This concept adheres perfectly to the reality of the public sector, which is expanding the use of IT resources to gain efficiency and quality. Based on these ideas, the main purpose of this study was outlined. It aimed to assess the effectiveness of the information system used by the Porto Alegre’s Municipal Secretary of Education in monitoring the attendance and performance of municipal schools’ students. Tracking attendance and performance is important because these are the foundations on which the IDEB was built. Therefore, having an information system that mensurates the two parameters is relevant to SMED, since it allows for checking the results of the measures taken towards the improvement of education standards. Accordingly to the problem’s context, this research was classified as exploratory/descriptive and developed in the form of a case study, which involved the SMED and PROCEMPA, the company responsible for developing the system. Data collection comprised of interviews and extractions of the information system, wich were evaluated through the researcher’s observation. Finally, the results of the interviews of both, SMED and PROCEMPA, were confronted with the findings from the system, coming to the conclusion that the system is not aligned with the needs of SMED, and, thus, not effective.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEffectivenessen
dc.subjectGestão municipalpt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectITen
dc.subjectMonitoringen
dc.subjectObras públicaspt_BR
dc.subjectAttendanceen
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectStudent performanceen
dc.subjectEducationen
dc.titleEfetividade de ferramentas de TI para monitoramento de assiduidade e desempenho de alunos : o caso da rede pública municipal de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001016066pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em Administração Pública Contemporâneapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples