Efetividade de ferramentas de TI para monitoramento de assiduidade e desempenho de alunos : o caso da rede pública municipal de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Janissek-Muniz, Raquel | pt_BR |
dc.contributor.author | Mentges, Marilene Lenz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-03-29T02:25:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/156439 | pt_BR |
dc.description.abstract | Para considerar a tecnologia da informação efetiva, ela deve estar alinhada aos objetivos de negócio da organização, gerando informações úteis ao processo de trabalho e à gestão. Este conceito é perfeitamente aderente à realidade do setor público, que vem expandindo o uso de recursos de TI para ganhar eficiência e qualidade. Com base nessas ideias, delineou-se o objetivo principal deste trabalho, que se propôs a verificar a efetividade do sistema de informações usado pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre no monitoramento da assiduidade e desempenho dos alunos da rede municipal de ensino. Acompanhar assiduidade e desempenho é importante porque esses são os alicerces sobre os quais foi construído o IDEB, índice nacional que mede a qualidade da educação. Por isso, um sistema de informação que permite monitorar os dois parâmetros é de grande relevância, uma vez que possibilita verificar os resultados das medidas adotadas em direção à melhoria da qualidade da educação. Devido ao contexto do problema, essa pesquisa foi classificada como exploratório-descritiva e desenvolvida na forma de um estudo de caso, que envolveu a SMED e a PROCEMPA, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema. Para a coleta de dados foram usadas entrevistas e extrações do sistema de informação, avaliado por meio da observação participante da pesquisadora. Por fim, os resultados das entrevistas de ambas as partes foram confrontados com o que se observou no sistema, chegando-se à conclusão de que esta ferramenta não está alinhada às necessidades da SMED, logo, não é efetiva em seu propósito. | pt_BR |
dc.description.abstract | In order to be effective, information technology must be aligned with the organization's business objectives, generating useful information to the work process and management. This concept adheres perfectly to the reality of the public sector, which is expanding the use of IT resources to gain efficiency and quality. Based on these ideas, the main purpose of this study was outlined. It aimed to assess the effectiveness of the information system used by the Porto Alegre’s Municipal Secretary of Education in monitoring the attendance and performance of municipal schools’ students. Tracking attendance and performance is important because these are the foundations on which the IDEB was built. Therefore, having an information system that mensurates the two parameters is relevant to SMED, since it allows for checking the results of the measures taken towards the improvement of education standards. Accordingly to the problem’s context, this research was classified as exploratory/descriptive and developed in the form of a case study, which involved the SMED and PROCEMPA, the company responsible for developing the system. Data collection comprised of interviews and extractions of the information system, wich were evaluated through the researcher’s observation. Finally, the results of the interviews of both, SMED and PROCEMPA, were confronted with the findings from the system, coming to the conclusion that the system is not aligned with the needs of SMED, and, thus, not effective. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Effectiveness | en |
dc.subject | Gestão municipal | pt_BR |
dc.subject | Ensino público | pt_BR |
dc.subject | IT | en |
dc.subject | Monitoring | en |
dc.subject | Obras públicas | pt_BR |
dc.subject | Attendance | en |
dc.subject | Gestão da informação | pt_BR |
dc.subject | Student performance | en |
dc.subject | Education | en |
dc.title | Efetividade de ferramentas de TI para monitoramento de assiduidade e desempenho de alunos : o caso da rede pública municipal de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001016066 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização em Administração Pública Contemporânea | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)