Show simple item record

dc.contributor.advisorCosta, Antonio Carlos da Rochapt_BR
dc.contributor.authorBernardi, Gilianept_BR
dc.date.accessioned2009-04-07T04:12:28Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15518pt_BR
dc.description.abstractA gestão de cursos de graduação, no âmbito da coordenação de curso, está relacionada à execução de práticas que visam à melhoria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão. No entanto, o que se observa, na maioria dos casos, é que os gestores não apresentam conhecimento aprofundado sobre os processos que estão sob sua responsabilidade, no que se refere ao fluxo de atividades e informações, devido, usualmente, a pouca qualificação ao assumirem cargos administrativos, ocorrendo uma necessidade de profissionalização da gestão. Esta tese propõe a capacitação de coordenadores de cursos de graduação, no que concerne aos seus processos de negócio, através da utilização de Jogos de Empresa. A mesma apresenta o jogo SPOIE – Simulador de Processos Organizacionais baseado em Instituições Eletrônicas, que pretende auxiliar o coordenador de curso a conhecer melhor o fluxo dos processos, os participantes envolvidos em cada processo, bem como as interações que devem ocorrer durante sua realização. A abordagem de Instituições Eletrônicas e Agentes de Software é utilizada de forma a prover mecanismos de representação das diversas interações existentes nos processos institucionais. Por fim, é apresentada uma análise da aplicação do SPOIE à coordenadores de cursos de graduação de diferentes Instituições de Educação Superior. Com a implementação da ferramenta e a aplicação realizada, percebe-se que é possível desenvolver um treinamento autônomo dos coordenadores de curso de graduação, no que concerne aos seus processos administrativos, com a abordagem supracitada.pt_BR
dc.description.abstractThe undergraduate programs management (course coordination) concerns in the practices implementation to qualify the teaching, research and extension. However, in most cases, the managers do not have the essential knowledge about the processes that are under their responsibility. Usually, the information flow and their activities are not so precise to the managers. A possible answer is the professor poor skills when he needs to assume an administrative position. This thesis proposes an undergraduate coordinators programs trainee. This program was focused in the business process through an Enterprise Games approach. The article presents the SPOIE - Organizational Process Simulator-based on Electronic Institutions - game, which was developed to assist the coordinator to understand the workflow, the participants involved in each case, as well as the interactions that must occur during its implementation. The software agents and the Electronic Institutions approaches are used to provide a formal representation among the interactions in the existing institutional processes. Finally, we present the SPOIE analysis held in different universities. Considering the above assertions, it is possible to conclude that the game can be used in the coordinators autonomous training of their administrative processes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversity administrationen
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectManagementen
dc.subjectOrganizational learningen
dc.subjectEnterprise gamesen
dc.subjectSoftware agentsen
dc.subjectElectronic institutionsen
dc.subjectGame SPOIEen
dc.titleInstituições eletrônicas nos desenvolvimento de jogos de empresa para a capacitação de coordenadores de cursos de graduaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000683258pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record