Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.contributor.authorPiccoli, Fláviapt_BR
dc.date.accessioned2017-03-16T02:20:15Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/153224pt_BR
dc.description.abstractNesta dissertação realizou-se uma pesquisa qualitativa sobre a aplicação das metodologias de Estudos de Caso e Resolução de Problemas no ensino de Química no Ensino Médio. A proposta teve como objetivos a mudança de postura dos alunos diante de sua aprendizagem, o aumento do interesse dos alunos pela disciplina e o desenvolvimento de algumas habilidades como, por exemplo, ler e resolver problemas. Para alcançá-los, buscou-se desenvolver conteúdos de Química no Ensino Médio através dos métodos de Estudos de Caso e Resolução de Problemas. Os dados desta investigação foram levantados através do diário de campo da autora durante a aplicação das estratégias metodológicas. A aplicação do estudo foi feita em uma escola pública de Porto Alegre e abrangeu três turmas de primeiro ano do Ensino Médio. O trabalho foi aplicado em duas etapas. Na primeira foram elaborados três blocos de casos sobre a História da Química e na segunda foram construídos dois blocos de problemas, um sobre interações intermoleculares e o outro sobre propriedades de algumas substâncias que apareciam em um trecho de um episódio da série Breaking Bad. Com a utilização destas estratégias metodológicas, as aulas de Química e a visão dos alunos sobre essa disciplina foram reformuladas. Com base nos dados obtidos, percebeu-se a melhora na participação dos alunos nas aulas e o aumento de sua autonomia em relação à busca de informações e ao posicionamento frente a alguns assuntos de seu cotidiano que por vezes passavam-lhes despercebidos.pt_BR
dc.description.abstractFor this dissertation, a qualitative research about Case Studies and Problem Solving applications to Chemistry teaching was made. The proposal’s objectives were a change in student’s posture regarding learning, a raise on student’s interest for the subject, and the development of certain skills, such as reading and problem solving. In order to do that, the syllabus for the High School Chemistry course was developed through the Case Study and Problem Solving methods. This data was collected through the author’s field journal, written during the methodological strategies application period. This was done in a public school in Porto Alegre and covered three classes of the High School First Years. The research had two phases. The first one was to elaborate three bundles of cases about Chemistry History and the second was to build another two bundles, one about intermolecular interaction and another about the properties of certain substances that appeared in a scene from Breaking Bad. Those methodological strategies allowed the rethinking of the Chemistry classes and the change of the students’ perceptions of this class. Based on the results obtained, a rise on the students’ participation in class was noticed, as well as a higher autonomy regarding information search, and a more mature positioning towards certain daily topics, that sometimes passed them by unnoticed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCase Studiesen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectProblem Solvingen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001014054pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples