Ludicidade : um caminho divertidamente possível para a aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down
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Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso está situado no campo educacional. A questão norteadora da investigação na qual ele se baseia é: Como a ludicidade pode ser um caminho possível para a inclusão escolar, através da promoção do desenvolvimento psicomotor e da alfabetização de uma aluna com Síndrome de Down? Esta pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Particular de Ensino, na cidade de Porto Alegre – RS, no período de 2014 e 2015. Seu objetivo é refletir analiticamente sobre a ludici ...
O presente trabalho de conclusão de curso está situado no campo educacional. A questão norteadora da investigação na qual ele se baseia é: Como a ludicidade pode ser um caminho possível para a inclusão escolar, através da promoção do desenvolvimento psicomotor e da alfabetização de uma aluna com Síndrome de Down? Esta pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Particular de Ensino, na cidade de Porto Alegre – RS, no período de 2014 e 2015. Seu objetivo é refletir analiticamente sobre a ludicidade como prática pedagógica para a aprendizagem, desenvolvimento e inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down. Para tanto, adoto neste estudo as estratégias metodológicas da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, utilizando-me do estudo de caso em educação, que possibilita uma aproximação entre o sujeito de pesquisa e a pesquisadora. O corpus analítico desta pesquisa é composto pelo meu diário de observações, os registros fotográficos, as anotações e reflexões relativas às atividades desenvolvidas pela aluna durante o período em que a acompanhei como monitora/tutora, e as minhas lembranças relativas a acontecimentos relevantes compartilhados com a aluna, bem como os diálogos com as professoras e com a mãe da aluna. Nesse contexto, posiciono o leitor quanto ao que me motivou a desenvolver este estudo, e, para ancorar teoricamente esta pesquisa, escrevi com autores como: Fortuna, Fröebel, Kishimoto, Ferreiro e Teberosky, Piccoli e Camini, Leal e Morais, Baptista, Carneiro, André, Fonseca e Bridi, entre outros. Este estudo possibilitou-me constatar que a ludicidade é uma opção adequada e com potencial de êxito para a abordagem pedagógica, inclusive de crianças com deficiência. As análises realizadas me levam a defender a importância e a contribuição da ludicidade como um caminho possível para a aprendizagem de uma criança com Síndrome de Down, e, por conseguinte, para a sua inclusão escolar. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1437)
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