Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFortuna, Tânia Ramospt_BR
dc.contributor.authorCarriconde, Mónica Moleropt_BR
dc.date.accessioned2017-02-24T02:25:37Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/153073pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso está situado no campo educacional. A questão norteadora da investigação na qual ele se baseia é: Como a ludicidade pode ser um caminho possível para a inclusão escolar, através da promoção do desenvolvimento psicomotor e da alfabetização de uma aluna com Síndrome de Down? Esta pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Particular de Ensino, na cidade de Porto Alegre – RS, no período de 2014 e 2015. Seu objetivo é refletir analiticamente sobre a ludicidade como prática pedagógica para a aprendizagem, desenvolvimento e inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down. Para tanto, adoto neste estudo as estratégias metodológicas da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, utilizando-me do estudo de caso em educação, que possibilita uma aproximação entre o sujeito de pesquisa e a pesquisadora. O corpus analítico desta pesquisa é composto pelo meu diário de observações, os registros fotográficos, as anotações e reflexões relativas às atividades desenvolvidas pela aluna durante o período em que a acompanhei como monitora/tutora, e as minhas lembranças relativas a acontecimentos relevantes compartilhados com a aluna, bem como os diálogos com as professoras e com a mãe da aluna. Nesse contexto, posiciono o leitor quanto ao que me motivou a desenvolver este estudo, e, para ancorar teoricamente esta pesquisa, escrevi com autores como: Fortuna, Fröebel, Kishimoto, Ferreiro e Teberosky, Piccoli e Camini, Leal e Morais, Baptista, Carneiro, André, Fonseca e Bridi, entre outros. Este estudo possibilitou-me constatar que a ludicidade é uma opção adequada e com potencial de êxito para a abordagem pedagógica, inclusive de crianças com deficiência. As análises realizadas me levam a defender a importância e a contribuição da ludicidade como um caminho possível para a aprendizagem de uma criança com Síndrome de Down, e, por conseguinte, para a sua inclusão escolar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleLudicidade : um caminho divertidamente possível para a aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Downpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013837pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples