A docência na Educação Infantil no Campo e a complexidade da prática pedagógica
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho se propõe a analisar as trajetórias pessoais e profissionais docente e as práticas pedagógicas em contextos de Educação Infantil no Campo. A questão norteadora da investigação na qual ele se baseia é: como a trajetória pessoal e profissional docente traz implicações para a prática pedagógica com crianças na Educação Infantil no Campo. Os dados apresentados neste estudo referem-se à imersão em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF, localizada na área rural da cidade de ...
Este trabalho se propõe a analisar as trajetórias pessoais e profissionais docente e as práticas pedagógicas em contextos de Educação Infantil no Campo. A questão norteadora da investigação na qual ele se baseia é: como a trajetória pessoal e profissional docente traz implicações para a prática pedagógica com crianças na Educação Infantil no Campo. Os dados apresentados neste estudo referem-se à imersão em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF, localizada na área rural da cidade de Gravataí, Rio Grande do Sul/RS, que oferta duas turmas de pré-escola e que atende, preferencialmente, a comunidade quilombola Manoel Barbosa. Este estudo tem como referência a abordagem qualitativa de pesquisa, e o estudo de caso como perspectiva metodológica. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados as observações participantes, a produção de notas de campo, entrevista e conversas com a professora pesquisada. Nesse contexto, posiciono o leitor quanto ao que me motivou a desenvolver este estudo, e, para ancorar teoricamente esta pesquisa, escrevi com autores como: Nóvoa, Tardif e Lessard, Cirisara, Silva, Pasuch e Silva, Caldart, Bogdan e Biklen, entre outros. Este estudo possibilitou-me constatar que a identidade docente se constrói a partir da experiência profissional e pessoal. E que os saberes docentes, são principalmente, construídos na ação, na relação teoria-prática, nas vivências cotidianas dentro e fora da escola. Sendo assim, verifica-se que as experiências profissionais e pessoais implicam na prática pedagógica e na forma como a docente pesquisada age e vê as crianças e o contexto profissional. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License