Contribuições da educação infantil para a inserção da criança no processo de escolarização nos anos iniciais
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso é resultado de um recorte da experiência no Estágio de Docência, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo desta pesquisa foi o de refletir sobre o ingresso de alunos nos anos iniciais que não realizaram a Educação Infantil, e discutir algumas estratégias estabelecidas para qualificar o processo de aprendizagem dos mesmos. A escolha deste recorte se deve ao impacto causado pela constatação de que muitos alu ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso é resultado de um recorte da experiência no Estágio de Docência, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo desta pesquisa foi o de refletir sobre o ingresso de alunos nos anos iniciais que não realizaram a Educação Infantil, e discutir algumas estratégias estabelecidas para qualificar o processo de aprendizagem dos mesmos. A escolha deste recorte se deve ao impacto causado pela constatação de que muitos alunos não estavam familiarizados com o ambiente escolar e demonstravam a intensa necessidade de se expressar através de outras linguagens, além da que não fosse a linguagem escrita, pertinente ao ciclo de alfabetização dos anos iniciais. O referencial teórico tem como fonte principal o conceito de Bujes (2001) sobre o educar e cuidar; Pierce apud Junqueira (2002) e Edwards e colaboradores (1999) com estudos sobre as linguagens da criança; e Ferreiro e Teberosky (1999) e Piccoli e Camini (2012) sobre o processo de aquisição da escrita. O Diário de Classe, elaborado durante o estágio, constituiu-se fonte de consulta para as análises apresentadas nas categorias: “Interação entre sujeitos e o espaço escolar”; “Relação entre os sujeitos e as linguagens”; “Proposição de atividades”. Como conclusão, apresenta-se reflexões a respeito das intervenções e propostas desenvolvidas na inserção da criança no espaço escolar, colocando-se em destaque a importância da Educação Infantil na inserção da criança no ensino regular dos Anos Iniciais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License