Uma análise do sistema decimal : a compreensão do número no 1° ano do ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo tem como objeto de pesquisa uma análise acerca da compreensão do sistema decimal pelas crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. O objetivo central é entender como os estudantes dessa etapa de ensino contam. Para tal, analisam-se os conceitos de numeralização e de composição aditiva a partir, principalmente, da ótica dos autores Terezinha Nunes e Peter Bryant e da obra intitulada “Crianças Fazendo Matemática”. Esses dois conceitos permearam todo o estudo, dando alicerce para a análi ...
Este estudo tem como objeto de pesquisa uma análise acerca da compreensão do sistema decimal pelas crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. O objetivo central é entender como os estudantes dessa etapa de ensino contam. Para tal, analisam-se os conceitos de numeralização e de composição aditiva a partir, principalmente, da ótica dos autores Terezinha Nunes e Peter Bryant e da obra intitulada “Crianças Fazendo Matemática”. Esses dois conceitos permearam todo o estudo, dando alicerce para a análise realizada. Parte-se do pressuposto de que apenas saber repetir os números não é suficiente para que a criança compreenda o sistema de base dez, mas que, para entender a função desse sistema, ela deve, primeiramente, desenvolver o conceito de composição aditiva. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com um grupo de onze alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Além de realizar uma testagem com essas crianças para avaliar se elas possuíam o conceito de composição aditiva desenvolvido e compreender como elas contavam, foi também realizada uma intervenção – inspirada na tese de doutorado de Rosane Vargas e nas ideias de Nunes e Bryant – em oito sessões com a finalidade de desenvolver a composição aditiva nos estudantes que ainda não demonstravam ter esse conceito elaborado. Chegando-se, com essas intervenções, a resultados que fortalecem a concepção de que é possível incentivar, através de atividades com esse objetivo, o desenvolvimento pelas crianças do conceito de composição aditiva. Sendo assim, configura-se essa pesquisa como um estudo de abordagem qualitativa de cunho exploratório, do tipo de intervenção, tendo como instrumento de análise as informações colhidas a partir da pesquisa realizada. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License