Avanços na alfabetização de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental : projeto didático e consciência fonológica em foco
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Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta monografia caracteriza-se por ser um estudo de caso, do tipo análise documental, sendo o principal documento de análise o Diário de Classe elaborado durante o estágio curricular do curso de Pedagogia, em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Porto Alegre/RS. O objetivo da pesquisa é analisar como crianças de uma turma de primeiro ano sem escolarização anterior ao Ensino Fundamental avançaram na apropriação do sistema de escrita alfabética. Como referencia ...
Esta monografia caracteriza-se por ser um estudo de caso, do tipo análise documental, sendo o principal documento de análise o Diário de Classe elaborado durante o estágio curricular do curso de Pedagogia, em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Porto Alegre/RS. O objetivo da pesquisa é analisar como crianças de uma turma de primeiro ano sem escolarização anterior ao Ensino Fundamental avançaram na apropriação do sistema de escrita alfabética. Como referencial teórico, são abordados conceitos do campo da alfabetização tratados por Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Magda Soares, Artur Morais, Luciana Piccoli, bem como os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Através da produção de dados, foram elaborados dois eixos analíticos, um focalizando as potencialidades do projeto didático e outro as da consciência fonológica. O primeiro, que se refere ao projeto didático desenvolvido com a turma em questão, salienta a importância de atividades contextualizadas e que contemplem os interesses do grupo para que haja engajamento dos alunos e avanço nas aprendizagens. O segundo apresenta propostas pedagógicas e recursos didáticos que focalizaram o desenvolvimento dos níveis da consciência fonológica: consciência silábica, consciência intrassilábica e consciência fonêmica. A partir da construção das análises, evidenciou-se que o investimento em propostas que contemplem as diferentes habilidades da consciência fonológica contribui efetivamente para o avanço dos alunos na aquisição do sistema de escrita alfabética, conferindo-se destaque aos níveis iniciais de apropriação, como é demonstrado nesta pesquisa. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1442)
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