Análise gerencial de custos em uma microempresa de cupcakes : um estudo de caso
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2013Author
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Abstract in Portuguese
O Brasil tem apresentado um rápido crescimento do setor alimentício nos últimos anos, puxado, principalmente, por empresas de pequeno e médio porte. No entanto, observa-se uma carência de habilidades gerenciais por parte dos gestores dessas organizações, especialmente quanto ao gerenciamento dos seus custos e à formação de preços. Dessa forma, este trabalho apresenta uma análise gerencial dos custos de uma microempresa do setor alimentício. O modelo de análise utilizado para o estudo de caso fo ...
O Brasil tem apresentado um rápido crescimento do setor alimentício nos últimos anos, puxado, principalmente, por empresas de pequeno e médio porte. No entanto, observa-se uma carência de habilidades gerenciais por parte dos gestores dessas organizações, especialmente quanto ao gerenciamento dos seus custos e à formação de preços. Dessa forma, este trabalho apresenta uma análise gerencial dos custos de uma microempresa do setor alimentício. O modelo de análise utilizado para o estudo de caso foi o Método do Custo Padrão, o qual foi aplicado aos dados contábeis de uma microempresa produtora de cupcakes situada em Porto Alegre – RS. O uso desta metodologia possibilitou a identificação de perdas críticas na produção e de falhas de precificação, bem como, a proposição de cinco arranjos de produção que auxiliam na redução dos custos e na maximização da lucratividade da microempresa. ...
Abstract
The food industry in Brazil has been growing quickly in recent years, driven mainly by small and medium businesses. However, there is a lack of managerial skills by managers of these organizations, particularly for managing their costs and pricing. Thus, this paper presents a cost management analysis for a microenterprise sector food. The analysis model used for the case study was the Standard Cost Model, which was applied to accounting data from a microenterprise cupcake producer located in Po ...
The food industry in Brazil has been growing quickly in recent years, driven mainly by small and medium businesses. However, there is a lack of managerial skills by managers of these organizations, particularly for managing their costs and pricing. Thus, this paper presents a cost management analysis for a microenterprise sector food. The analysis model used for the case study was the Standard Cost Model, which was applied to accounting data from a microenterprise cupcake producer located in Porto Alegre – RS. The use of this methodology allowed identifying critical losses in production and pricing gaps, as well as proposing five production arrangements that assist in reducing costs and in maximizing the microenterprise profitability. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
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