Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHorn, Maria da Graça Souzapt_BR
dc.contributor.authorMeirelles, Darciana da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-21T02:27:08Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/152904pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa a seguir discorre sobre as contribuições da brincadeira livre com objetos não estruturados ou de largo alcance para as crianças bem pequenas em ambientes de vida coletiva, através de propostas que promovam a exploração, descoberta e autonomia, como o brincar heurístico e o cesto dos tesouros. A metodologia utilizada foi a da observação participante durante o desenvolvimento do jogo realizada em uma turma de faixa etária 1 (um), composta por crianças de idade entre 1 (um) ano e 6 (seis) meses a 2 (dois) anos de idade. Além das observações durante as sessões, foram captados e gerados recursos imagéticos para análise de dados, através de fotos e vídeos dos pequenos durante a exploração dos objetos. O objetivo estava em analisar como o brincar heurístico contribui para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças de entre 1 (um) ano e 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, nas ações realizadas por elas. Para embasar o tema foram selecionados autores que se utilizam da abordagem de Emmi Pikler, como: Judit Falk (2011), Paulo Fochi (2015), Elinor Goldschmied (2006 – responsável pela estruturação do jogo heurístico e do cesto dos tesouros) e as criadoras do manual para orientar a forma mais indicada de desenvolver essas duas abordagens pedagógicas, Terê Magem e Pepa Òdena (2010). Diante dos dados gerados foi possível constatar as reais contribuições do brincar heurístico. O conhecimento cognitivo foi muito mais intenso que o social este se restringiu a raros momentos de imitação das ações dos colegas e pequenas trocas. Alguns dos autores que embasaram as categorias de análise foram: Anna Bondioli, Suzana Mantovani (1998), Aldo Fortunati (2009), entre outros. Momentos de brincadeiras livres são imprescindíveis e necessitam de tempo, espaço e materiais adequados a fim de potencializar as descobertas das crianças.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.titleBrincar heurístico : a brincadeira livre e espontânea das crianças de 0 a 3 anos de idadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013615pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Docência na Educação Infantilpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples