Música para pequenos ouvidos : uma proposta de educação musical para crianças pequenas na Educação Infantil
Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Esta pesquisa investigou as contribuições da música para o desenvolvimento das crianças bem pequenas (1 a 2 anos), a partir da observação atenta da turma de berçário II de uma escola municipal de Educação Infantil do município de Porto Alegre – RS/Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, em que foram desenvolvidas várias propostas para a turma (audição de músicas de diversos estilos, vídeos, exploração de instrumentos musicais, etc.). Os dados foram obtidos e analisados através de f ...
Esta pesquisa investigou as contribuições da música para o desenvolvimento das crianças bem pequenas (1 a 2 anos), a partir da observação atenta da turma de berçário II de uma escola municipal de Educação Infantil do município de Porto Alegre – RS/Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, em que foram desenvolvidas várias propostas para a turma (audição de músicas de diversos estilos, vídeos, exploração de instrumentos musicais, etc.). Os dados foram obtidos e analisados através de fotos, filmagens e diário de campo da pesquisadora, entre os meses de novembro e dezembro de 2015. As análises realizadas demonstraram que as crianças se mostraram muito curiosas frente às propostas utilizadas para aproximá-las desse universo musical, interagindo e brincando com os sons e os ritmos, inventando novas formas de produzir barulhos, com objetos do cotidiano e instrumentos musicais. Além disso, as crianças conseguiram se dar conta de que seus próprios corpos poderiam produzir inúmeros sons, descobrindo assim que o corpo em movimento é essencial para experimentar o prazer que a música suscita. Outro ponto importante foi perceber o quanto este projeto também proporcionou uma maior interação entre elas e com a professora. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível concluir que é papel da escola de Educação Infantil proporcionar às crianças vivências com as diferentes possibilidades sonoras e musicais, cabendo à professora atuar de modo cuidadoso nesse processo, disponibilizando o contato com a linguagem musical, entendendo que mesmo em se tratando de crianças tão pequenas, elas podem ser protagonistas do seu próprio conhecimento, com a intermediação competente e atenta dos adultos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License