Experiências educativas no berçário: as narrativas visuais como construção do conhecimento para estar com os bebês
View/ Open
Date
2016Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A pesquisa em questão tem como objetivo analisar a ação pedagógica com bebês, a partir de vídeos e fotografias, de experiências espontâneas de crianças bem pequenas em momentos de sua rotina escolar, tendo em vista compreender as relações entre os elementos estruturantes da rotina (BARBOSA, 2006) e as aprendizagens dos bebês. A finalidade da pesquisa é construir um possível repertorio de ações educativas para estar com os bebês e realizar o atendimento dentro da realidade da escola pública. Os ...
A pesquisa em questão tem como objetivo analisar a ação pedagógica com bebês, a partir de vídeos e fotografias, de experiências espontâneas de crianças bem pequenas em momentos de sua rotina escolar, tendo em vista compreender as relações entre os elementos estruturantes da rotina (BARBOSA, 2006) e as aprendizagens dos bebês. A finalidade da pesquisa é construir um possível repertorio de ações educativas para estar com os bebês e realizar o atendimento dentro da realidade da escola pública. Os vídeos apresentados foram coletados em uma turma de Berçário I e II, durante os anos de 2014 e 2015, numa escola pública de Educação Infantil, na periferia do município de Porto Alegre – RS/Brasil, durante o atendimento na instituição, pela professora-pesquisadora do grupo. Assim, a presente pesquisa tem como metodologia a abordagem qualitativa de experiência narrativa, subsidiada por vídeos e fragmentos destes. Para compor as reflexões teóricas aborda-se os estudos de Geraldi, Larrosa, Mantovani; Bondioli, Barbosa, Cunha. Por fim, a pesquisa revela o ciclo entre três aspectos: tempo, materiais e interações, para compor um atendimento que valoriza os bebês como sujeitos potentes e protagonistas nas descobertas de si, do outro e do mundo. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil.
Collections
-
Humanities (1951)
This item is licensed under a Creative Commons License
