O Transtorno do espectro autista na educação infantil : um estudo de caso
View/ Open
Date
2016Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado por prejuízos desde os primeiros anos de vida nas áreas de interação social, comunicação verbal e não verbal e de comportamento, geralmente repetitivo e estereotipado. O objetivo deste estudo é investigar algumas práticas inclusivas na Educação Infantil, procurando analisar características destas práticas que parecem contribuir para auxiliar as crianças no seu desenvolvimento social e cognitivo, compreendendo como as crianças com transtorno ...
O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado por prejuízos desde os primeiros anos de vida nas áreas de interação social, comunicação verbal e não verbal e de comportamento, geralmente repetitivo e estereotipado. O objetivo deste estudo é investigar algumas práticas inclusivas na Educação Infantil, procurando analisar características destas práticas que parecem contribuir para auxiliar as crianças no seu desenvolvimento social e cognitivo, compreendendo como as crianças com transtorno do espectro autista interagem no ambiente escolar, momentos que são importantes para pensarmos estratégias que favoreçam a interação social e o processo de inclusão escolar. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi realizado um estudo de caso, utilizando observações do cotidiano escolar, a construção de um diário de campo e entrevistas semiestruturadas com as professoras da criança em questão. O desenvolvimento de uma pedagogia que contemple as diferenças requer sensibilidade e um aprofundamento dos conhecimentos, por isto, justifica-se a relevância deste estudo que objetiva discorrer sobre como ocorre o processo de aprendizagem das crianças com TEA à luz dos estudos na área da neurociência, psicologia cognitiva e educação. A partir dos dados coletados foram destacadas as seguintes categorias de análise: Sentimentos e expectativas diante do transtorno; Tiago: (in)visível ao grupo; Interação e prática pedagógica e Tiago: para além do rótulo. Com este estudo, é possível considerar a importância da mediação do professor para o desenvolvimento social da criança com TEA. E para isto é importante que ele conheça seu aluno e compreenda o transtorno, pois a criança com TEA pode comunicar-se de maneiras diferentes, mas sabe expressar o que quer ou deseja. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License