O Transtorno do espectro autista na educação infantil : um estudo de caso
dc.contributor.advisor | Corso, Luciana Vellinho | pt_BR |
dc.contributor.author | Svoboda, Leticia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-21T02:26:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/152867 | pt_BR |
dc.description.abstract | O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado por prejuízos desde os primeiros anos de vida nas áreas de interação social, comunicação verbal e não verbal e de comportamento, geralmente repetitivo e estereotipado. O objetivo deste estudo é investigar algumas práticas inclusivas na Educação Infantil, procurando analisar características destas práticas que parecem contribuir para auxiliar as crianças no seu desenvolvimento social e cognitivo, compreendendo como as crianças com transtorno do espectro autista interagem no ambiente escolar, momentos que são importantes para pensarmos estratégias que favoreçam a interação social e o processo de inclusão escolar. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi realizado um estudo de caso, utilizando observações do cotidiano escolar, a construção de um diário de campo e entrevistas semiestruturadas com as professoras da criança em questão. O desenvolvimento de uma pedagogia que contemple as diferenças requer sensibilidade e um aprofundamento dos conhecimentos, por isto, justifica-se a relevância deste estudo que objetiva discorrer sobre como ocorre o processo de aprendizagem das crianças com TEA à luz dos estudos na área da neurociência, psicologia cognitiva e educação. A partir dos dados coletados foram destacadas as seguintes categorias de análise: Sentimentos e expectativas diante do transtorno; Tiago: (in)visível ao grupo; Interação e prática pedagógica e Tiago: para além do rótulo. Com este estudo, é possível considerar a importância da mediação do professor para o desenvolvimento social da criança com TEA. E para isto é importante que ele conheça seu aluno e compreenda o transtorno, pois a criança com TEA pode comunicar-se de maneiras diferentes, mas sabe expressar o que quer ou deseja. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.title | O Transtorno do espectro autista na educação infantil : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001013621 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
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Ciências Humanas (1949)