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dc.contributor.advisorFalcetta, Antônio Paimpt_BR
dc.contributor.authorMello, Jeneci Silva dept_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:24:00Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151713pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é identificar os tipos de violência que se manifestam no ambiente escolar, visto que a escola não escapou desse fenômeno social e sofre incessantemente com o agravamento das ocorrências de atos violentos no seu interior e também no seu entorno. A dimensão que a violência atingiu no ambiente escolar, que deveria ser de socialização, aprendizagem e formação do homem, põe em risco o exercício dessas funções, pois a instituição escolar também aparece como lugar de explosão de conflitos sociais. Dessa forma, o foco do Projeto de Intervenção (PI) desenvolvido na escola de Ensino Fundamental, localizada no município de Uruguaiana, RS, foi identificar os tipos de violência que ocorrem na escola e no seu entorno e promover as ações possíveis para combater essas práticas. A escola é composta, em sua maioria, por jovens de classe média baixa, moradores da periferia, que apresentam uma realidade bastante diversificada, com problemas que vão desde a falta de estrutura familiar, o tráfico, os furtos, explorações até as violências físicas e psicológicas. A escola, enquanto ambiente socializador e multiplicador de experiências, frequentemente trabalha com tais temas, uma vez que assombram a realidade de nossos alunos e se refletem no ambiente escolar. A pesquisa foi desenvolvida com o auxílio de professores, alunos, pais e demais segmentos da escola, com o apoio do CIPAVE (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar), da Promotoria e dos demais órgãos de segurança. O combate à violência não é trabalho fácil, pois enfrentamos fatores internos e externos, e muitas vezes estes fogem ao nosso conhecimento. Através da pesquisa-ação colaborativa, pudemos identificar os tipos de violência e traçarmos metas para o seu combate no ambiente escolar. Contamos com o apoio teórico especialmente de CHARLOT (2002) e ABRAMOVAY (2005).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.titleViolência na escola : busca de alternativas para sua superaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001005458pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


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