Violência na escola : busca de alternativas para sua superação
dc.contributor.advisor | Falcetta, Antônio Paim | pt_BR |
dc.contributor.author | Mello, Jeneci Silva de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:24:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151713 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo do presente trabalho é identificar os tipos de violência que se manifestam no ambiente escolar, visto que a escola não escapou desse fenômeno social e sofre incessantemente com o agravamento das ocorrências de atos violentos no seu interior e também no seu entorno. A dimensão que a violência atingiu no ambiente escolar, que deveria ser de socialização, aprendizagem e formação do homem, põe em risco o exercício dessas funções, pois a instituição escolar também aparece como lugar de explosão de conflitos sociais. Dessa forma, o foco do Projeto de Intervenção (PI) desenvolvido na escola de Ensino Fundamental, localizada no município de Uruguaiana, RS, foi identificar os tipos de violência que ocorrem na escola e no seu entorno e promover as ações possíveis para combater essas práticas. A escola é composta, em sua maioria, por jovens de classe média baixa, moradores da periferia, que apresentam uma realidade bastante diversificada, com problemas que vão desde a falta de estrutura familiar, o tráfico, os furtos, explorações até as violências físicas e psicológicas. A escola, enquanto ambiente socializador e multiplicador de experiências, frequentemente trabalha com tais temas, uma vez que assombram a realidade de nossos alunos e se refletem no ambiente escolar. A pesquisa foi desenvolvida com o auxílio de professores, alunos, pais e demais segmentos da escola, com o apoio do CIPAVE (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar), da Promotoria e dos demais órgãos de segurança. O combate à violência não é trabalho fácil, pois enfrentamos fatores internos e externos, e muitas vezes estes fogem ao nosso conhecimento. Através da pesquisa-ação colaborativa, pudemos identificar os tipos de violência e traçarmos metas para o seu combate no ambiente escolar. Contamos com o apoio teórico especialmente de CHARLOT (2002) e ABRAMOVAY (2005). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Prevenção | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.title | Violência na escola : busca de alternativas para sua superação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001005458 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
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Humanities (1950)