Gestão escolar com foco na importância da participação dos pais na escola
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho, do Curso de Especialização em Gestão Escolar, do Programa Escola de Gestores, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trata de uma pesquisa-ação realizada na EEEM Prof. Alaídes S. Pinheiro, situada no município de Chuvisca/RS, com tema “Gestão Escolar com foco na importância da participação dos pais na escola”, onde o processo de ensino e aprendizagem pode se dá com maior sucesso. Entende-se que, a construção de uma escola pública mais democrática passa pela via da pa ...
O presente trabalho, do Curso de Especialização em Gestão Escolar, do Programa Escola de Gestores, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trata de uma pesquisa-ação realizada na EEEM Prof. Alaídes S. Pinheiro, situada no município de Chuvisca/RS, com tema “Gestão Escolar com foco na importância da participação dos pais na escola”, onde o processo de ensino e aprendizagem pode se dá com maior sucesso. Entende-se que, a construção de uma escola pública mais democrática passa pela via da participação dos pais, alunos, professores, funcionários e equipes diretiva e pedagógica. Contudo, perceber a escola como possibilidade de participação, na visão dos pais, ainda é uma meta que necessitamos alcançar, para ser um dos diferenciais em nossa gestão. Para reflexão neste assunto, utilizou-se de autores como MOTTA(2003), PARO(2000), ALBINO ALMEIDA(2004), DIOGO(1998), FREIRE(1999), entre outros. Autores que consideram a participação dos pais na escola como algo indispensável na construção do conhecimento. Para realização deste trabalho, foi realizado um levantamento de dados nos últimos quatro anos para verificar o percentual de presença e participação de pais na escola. Posteriormente se fez a análise destes dados, que resultou na elaboração e aplicação de um questionário aos pais, com questões que os fizessem refletir sobre o seu modo de acompanhar a vida escolar de seu filho. Ao retorno do questionário, realizou-se a análise dos resultados para construção e execução de estratégias pedagógicas como: reuniões e eventos promovidos pela escola, com o objetivo de proporcionar uma melhor participação dos pais, de modo a contribuir significativamente na evolução da aprendizagem de seus filhos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License