Inclusão escolar : a experiência de alunos com deficiência em classes regulares de ensino
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios das escolas no momento. Envolve não somente a pessoa com deficiência, mas também a família, a escola e a sociedade. Tendo como foco a inclusão escolar, este estudo busca analisar os processos de inclusão de alunos com deficiência em classes regulares de ensino. Buscou-se analisar as circunstâncias em que ocorre a inclusão na escola com os alunos, professores, e gestores da rede pública do ensino regular, avaliando-se esses processos em ...
A Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios das escolas no momento. Envolve não somente a pessoa com deficiência, mas também a família, a escola e a sociedade. Tendo como foco a inclusão escolar, este estudo busca analisar os processos de inclusão de alunos com deficiência em classes regulares de ensino. Buscou-se analisar as circunstâncias em que ocorre a inclusão na escola com os alunos, professores, e gestores da rede pública do ensino regular, avaliando-se esses processos em seus aspectos gerais. O trabalho discute temas pertinentes a partir de renomados autores que fundamentam este estudo: Carvalho (2004; 2007; 2009; 2010), Mantoan (1997) e Correia (1997; 1999). Como metodologia de pesquisa, realizou-se um questionário com 8 professores da rede regular do Ensino Médio Politécnico, afim de mapear a compreensão dos professores acerca da inclusão. Além disso, acompanhou-se diversas atividades desenvolvidas na escola com esses sujeitos, numa perspectiva de pesquisa-participante, buscando compreender as relações que ali se estabeleciam. Dessa forma, a pesquisa contribuiu para identificar as implicações políticas e pedagógicas no processo inclusivo, problematizando o quanto os professores estão preparados para enfrentar esta nova realidade. Observou-se ainda que a inclusão não ocorre como deveria, pelo fato dos profissionais da educação não se sentirem preparados para a mesma e a ausência de profissionais especializados. Constata-se que a educação inclusiva é um dos maiores desafios que precisa ser superado na escola. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1951)
This item is licensed under a Creative Commons License
