Gestão escolar e a participação dos alunos no grêmio estudantil
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de um aprofundamento da análise das ações do Projeto Intervenção, implementado durante o ano de 2014-2015, em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada no Município de Taquari, RS, tendo como foco a participação dos alunos, através do Grêmio Estudantil. Durante a pesquisa-ação recorreu-se à literatura com GANDIN (2000); CORTELA(2005); PARO(2008); SILVA(2010). E, no processo, foi analisada a participação dos alunos desde a eleição do ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de um aprofundamento da análise das ações do Projeto Intervenção, implementado durante o ano de 2014-2015, em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada no Município de Taquari, RS, tendo como foco a participação dos alunos, através do Grêmio Estudantil. Durante a pesquisa-ação recorreu-se à literatura com GANDIN (2000); CORTELA(2005); PARO(2008); SILVA(2010). E, no processo, foi analisada a participação dos alunos desde a eleição do Grêmio Estudantil Núbia Costa Saraiva e a atuação dos mesmos no início da sua gestão (2015). O objetivo desse trabalho é promover uma maior participação dos alunos na escola e desenvolver lideranças para formar sujeitos atuantes na sociedade. Na escola, para acontecer a gestão democrática, todos os envolvidos precisam participar e, nessa interação, o grêmio estudantil é um dos mecanismos de participação dos alunos. Nas ações desenvolvidas e realizadas, os alunos estão interagindo e mostrando-se interessados. No contexto da educação brasileira, pode-se considerar a gestão democrática muito recente, com possíveis alternativas para uma real democratização da escola pública, segundo as normas legais. Em síntese, sabe-se que falar em participação coletiva não é algo fácil, pois requer que as partes integrantes persistam na busca do seu espaço. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License