Experiência de participação e reflexão sobre a prática em inclusão escolar na gestão democrática
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso integra o Curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e apresenta uma análise das ações realizadas durante o Projeto de Intervenção, que teve como foco a inclusão escolar na gestão democrática escolar. O Projeto utilizou a metodologia da pesquisa-ação na perspectiva de Franco (2005) e Richardson (s.d), por este tipo de método propiciar a intervenção na realidade, enquanto a pesquisa se desenvolve, tendo sido realiza ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso integra o Curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e apresenta uma análise das ações realizadas durante o Projeto de Intervenção, que teve como foco a inclusão escolar na gestão democrática escolar. O Projeto utilizou a metodologia da pesquisa-ação na perspectiva de Franco (2005) e Richardson (s.d), por este tipo de método propiciar a intervenção na realidade, enquanto a pesquisa se desenvolve, tendo sido realizada no período compreendido entre fevereiro e julho de 2015, em uma escola pública estadual, localizada em Gravataí. O Projeto de Intervenção teve como objetivos: Qualificar a prática pedagógica, refletindo sobre inclusão e as práticas pedagógicas que contribuem para que o aluno possa se desenvolver integralmente, respeitando suas especificidades; promover a gestão democrática na escola e elaborar um texto base sobre a temática abordada para compor a reescrita do Projeto Político Pedagógico da escola. Os principais autores que subsidiaram minhas análises foram: Cury (2007), Veiga (2013), Gandin (2015) Baptista (2011) e Mantoan (2015). A participação democrática dos docentes na reelaboração do Regimento Escolar, a construção de conhecimentos a respeito de inclusão foram relevantes resultados da intervenção realizada. Como aspectos significativos destaco a participação e o envolvimento demonstrado pelo grupo, na efetiva participação democrática. As limitações ocorreram pela dificuldade em conciliar o Projeto de Intervenção com a demanda de trabalho da pesquisadora, enquanto gestora da escola. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License