Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorrea, Monique Robain Montanopt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Marelaine de Ávillapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:46Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151680pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso integra o Curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e apresenta uma análise das ações realizadas durante o Projeto de Intervenção, que teve como foco a inclusão escolar na gestão democrática escolar. O Projeto utilizou a metodologia da pesquisa-ação na perspectiva de Franco (2005) e Richardson (s.d), por este tipo de método propiciar a intervenção na realidade, enquanto a pesquisa se desenvolve, tendo sido realizada no período compreendido entre fevereiro e julho de 2015, em uma escola pública estadual, localizada em Gravataí. O Projeto de Intervenção teve como objetivos: Qualificar a prática pedagógica, refletindo sobre inclusão e as práticas pedagógicas que contribuem para que o aluno possa se desenvolver integralmente, respeitando suas especificidades; promover a gestão democrática na escola e elaborar um texto base sobre a temática abordada para compor a reescrita do Projeto Político Pedagógico da escola. Os principais autores que subsidiaram minhas análises foram: Cury (2007), Veiga (2013), Gandin (2015) Baptista (2011) e Mantoan (2015). A participação democrática dos docentes na reelaboração do Regimento Escolar, a construção de conhecimentos a respeito de inclusão foram relevantes resultados da intervenção realizada. Como aspectos significativos destaco a participação e o envolvimento demonstrado pelo grupo, na efetiva participação democrática. As limitações ocorreram pela dificuldade em conciliar o Projeto de Intervenção com a demanda de trabalho da pesquisadora, enquanto gestora da escola.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleExperiência de participação e reflexão sobre a prática em inclusão escolar na gestão democráticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001004327pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples