Conselho escolar : possibilidades de participação consciente em uma Escola Municipal de Educação Infantil
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Date
2015Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho é o resultado de ações realizadas ao longo do Projeto de Intervenção desenvolvido durante o Curso de Especialização em Gestão Escolar proporcionado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O tema Conselho Escolar, Possibilidades de Participação Consciente foi desenvolvido em uma Escola Municipal de Educação Infantil, situada na periferia de Sant’Ana do Livramento. Com o objetivo de melhorar a qualidade da participação neste colegiado, utilizando-se a modalidade pesq ...
Este trabalho é o resultado de ações realizadas ao longo do Projeto de Intervenção desenvolvido durante o Curso de Especialização em Gestão Escolar proporcionado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O tema Conselho Escolar, Possibilidades de Participação Consciente foi desenvolvido em uma Escola Municipal de Educação Infantil, situada na periferia de Sant’Ana do Livramento. Com o objetivo de melhorar a qualidade da participação neste colegiado, utilizando-se a modalidade pesquisa-ação, por promover e valorizar o envolvimento entre pesquisador e pesquisados. As ações foram desencadeadas concomitantemente ao aprofundamento teórico. A gestão democrática, como linha orientadora, impulsionou a consulta a vários autores como TRIPE (2005), RICHARDSON (2014), VEIGA (2013), FRANCO (2005), CARBELO E GALINA, ALVES, SILVA e FLORES (2014). Contávamos com a disponibilidade e o interesse dos conselheiros, mas a participação evidenciava a falta de conhecimento. As ações desestabilizaram o grupo à medida que instigavam, questionavam. Reuniões de estudos ocorreram, a legislação no que se refere à educação e à gestão democrática foi analisada, relevando-se a importância da participação, não apenas em eventos ou festas, e sim diante de problemas, anseios, dificuldades. O Conselho Escolar precisava de um regimento, que foi elaborado, visando atender às demandas pertinentes e estabelecendo critérios de organização. Por último e decorrente, foi o envolvimento significativo na reelaboração do PPP, fruto da ação de todos. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1950)
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