Mudança organizacional na escola : a gestão democrática como mecanismo de valorização da aprendizagem do aluno
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Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido ao longo do Curso de Especialização em Gestão Escolar, modalidade à distância, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Constitui-se em uma análise das ações da gestão, tendo como foco a "Mudança Organizacional na Escola: A gestão democrática como mecanismo de valorização da aprendizagem do aluno”. Nosso objetivo geral da pesquisa foi analisar as ações organizacionais da escola com vistas ao desenvolvimento da aprendizagem dos al ...
Este trabalho foi desenvolvido ao longo do Curso de Especialização em Gestão Escolar, modalidade à distância, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Constitui-se em uma análise das ações da gestão, tendo como foco a "Mudança Organizacional na Escola: A gestão democrática como mecanismo de valorização da aprendizagem do aluno”. Nosso objetivo geral da pesquisa foi analisar as ações organizacionais da escola com vistas ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, tomando como fundamento a gestão democrática na educação, na busca pela integração e desenvolvimento dos projetos formativos junto ao Projeto Político Pedagógico – PPP. As ações e mudanças propostas vem sendo implementadas no Colégio Estadual Manoel Ribas desde o ano de 2012, como parte de um projeto maior de reestruturação curricular, mas observadas e analisadas em 2014 e 2015. Alguns dos autores que deram suporte para as nossas reflexões foram: Candau (2012), Cury (2007), Demo (2007), Franco (2005), Veiga (2009) e Bitencourt (2014). A pesquisa-ação foi utilizada como forma de investigação e intervenção na realidade; sendo as principais ações e resultados esperados previstos no PPP, o qual se encontra em fase de finalização. Algumas descritas no texto a seguir, o qual trata no capítulo 1: o PPP como mecanismo de gestão democrática, seus conceitos e significados no cenário educacional atual e o direito à educação, o planejamento e as práticas de gestão escolar, juntamente com seus diferentes segmentos, como forma de participação coletiva; no capítulo 3: abordamos as mudanças organizacionais da escola, considerando a situação atual, bem como os desafios do gestor para articular a gestão cidadã e compartilhada com seus segmentos. As mudanças necessárias implicam numa nova organização da escola, no que se refere à gestão escolar e à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, as quais envolvem: estrutura física, recursos financeiros, material didático, planejamento pedagógico e equipamentos necessários para o desenvolvimento da aprendizagem, bem como recursos humanos necessários para sua plena efetivação. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
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