A participação como possibilidade de transformação
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Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho atende exigência do curso de Especialização em Gestão Escolar, voltado para gestores de escolas públicas e possibilitou uma reflexão sobre a democratização da escola e a relação entre os sujeitos, com foco no segmento alunos. As ações desenvolvidas para o Projeto de Intervenção – PI foram realizadas numa escola pública de periferia no final do ano de 2014 e inicio de 2015. O objetivo do projeto foi o de despertar no aluno: o sentido de pertencimento ao ambiente escolar; vivenciar ...
Este trabalho atende exigência do curso de Especialização em Gestão Escolar, voltado para gestores de escolas públicas e possibilitou uma reflexão sobre a democratização da escola e a relação entre os sujeitos, com foco no segmento alunos. As ações desenvolvidas para o Projeto de Intervenção – PI foram realizadas numa escola pública de periferia no final do ano de 2014 e inicio de 2015. O objetivo do projeto foi o de despertar no aluno: o sentido de pertencimento ao ambiente escolar; vivenciar experiências que transformam o cotidiano num espaço de reflexão e de transformação e descentralizar as tomadas de decisões, viabilizando a participação de todos. Para o embasamento utilizei como referencial teórico: Veiga (2013) com abordagens sobre o Projeto Político Pedagógico; Galina e Carbello (s.d), Gestão democrática, participação; Richardson (s/d), Tripp (2005) e Franco (2005) para a pedagogia da pesquisa-ação. A pesquisa-ação foi a metodologia adotada para a intervenção na realidade com a intenção de refletir e contribuir com o processo. Ao longo da reflexão foi possível constatar indicativos que possibilitam a participação e a democratização no exercício da cidadania no ambito escolar. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (1950)
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