Imprimindo a educação infantil no projeto político pedagógico da escola
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a análise de ações do Projeto de Intervenção (PI) realizado em uma escola pública, o qual foi o eixo da Sala Projeto Vivencial do Curso de Especialização em Gestão Escolar, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o Ministério da Educação. O trabalho de conclusão teve como foco o processo de elaboração democrática da proposta pedagógica da educação infantil, numa escola da rede pública de educação do mu ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a análise de ações do Projeto de Intervenção (PI) realizado em uma escola pública, o qual foi o eixo da Sala Projeto Vivencial do Curso de Especialização em Gestão Escolar, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o Ministério da Educação. O trabalho de conclusão teve como foco o processo de elaboração democrática da proposta pedagógica da educação infantil, numa escola da rede pública de educação do município de Alvorada. Desejou mostrar as etapas de elaboração, a forma como se estabeleceu o diálogo entre a comunidade e a instituição na busca de aliar o desejo ao previsto na legislação. Esse processo contou com o amparo de diversas leituras de autores conhecidos que tratam dos temas abordados ao longo desta elaboração. Entre eles, podemos citar Gadoti, 2001; Costa 2001; Salles, 2012; Friedmann, 2012; Nista-Piccolo, 2012; Hoffmann, 2001; além da Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Durante a elaboração da proposta pedagógica, fez-se uso da metodologia da Pesquisa Ação, que prevê a participação do pesquisador como agente da pesquisa, oportunizando que este interaja e participe da transformação da realidade. O desenvolvimento do trabalho contou com vários momentos de encontro entre todos os segmentos da comunidade escolar, muito diálogo, escuta e estudo. Entre os desafios encontrados, o que mais marcou este processo foi a condição de reunir as pessoas envolvidas visto que pais, professores e funcionários, por vezes, não conseguiram conciliar seus compromissos pessoais e profissionais de modo que oportunizasse a presença de todos nos encontros promovidos pela equipe gestora da escola. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License