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dc.contributor.advisorMedeiros, Isabel Letícia Pedroso dept_BR
dc.contributor.authorBatista, Sílvia de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:24Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151632pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a análise de ações do Projeto de Intervenção (PI) realizado em uma escola pública, o qual foi o eixo da Sala Projeto Vivencial do Curso de Especialização em Gestão Escolar, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o Ministério da Educação. O trabalho de conclusão teve como foco o processo de elaboração democrática da proposta pedagógica da educação infantil, numa escola da rede pública de educação do município de Alvorada. Desejou mostrar as etapas de elaboração, a forma como se estabeleceu o diálogo entre a comunidade e a instituição na busca de aliar o desejo ao previsto na legislação. Esse processo contou com o amparo de diversas leituras de autores conhecidos que tratam dos temas abordados ao longo desta elaboração. Entre eles, podemos citar Gadoti, 2001; Costa 2001; Salles, 2012; Friedmann, 2012; Nista-Piccolo, 2012; Hoffmann, 2001; além da Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Durante a elaboração da proposta pedagógica, fez-se uso da metodologia da Pesquisa Ação, que prevê a participação do pesquisador como agente da pesquisa, oportunizando que este interaja e participe da transformação da realidade. O desenvolvimento do trabalho contou com vários momentos de encontro entre todos os segmentos da comunidade escolar, muito diálogo, escuta e estudo. Entre os desafios encontrados, o que mais marcou este processo foi a condição de reunir as pessoas envolvidas visto que pais, professores e funcionários, por vezes, não conseguiram conciliar seus compromissos pessoais e profissionais de modo que oportunizasse a presença de todos nos encontros promovidos pela equipe gestora da escola.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.titleImprimindo a educação infantil no projeto político pedagógico da escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001002592pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


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