Sala de apoio à aprendizagem : (re) significando esse espaço
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Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho de conclusão apresenta reflexões a partir da experiência na realização do Curso de Especialização em Gestão Escolar oportunizado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FACED/UFRGS na modalidade a distância, voltado à formação continuada de gestores das redes municipais e estaduais do Rio Grande do Sul. O presente relatório trata de analisar as ações do Projeto de Intervenção que teve como foco a Sala de Apoio Pedagógico da Escola Estadual de Ensi ...
Este trabalho de conclusão apresenta reflexões a partir da experiência na realização do Curso de Especialização em Gestão Escolar oportunizado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FACED/UFRGS na modalidade a distância, voltado à formação continuada de gestores das redes municipais e estaduais do Rio Grande do Sul. O presente relatório trata de analisar as ações do Projeto de Intervenção que teve como foco a Sala de Apoio Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Armando Teixeira no município de São Francisco de Paula. Teve como objetivo principal analisar que significados os alunos com dificuldade de aprendizagem atribuem à sala de apoio pedagógico. Para tal estudo, elencaram-se alguns autores: Luce e Medeiros (2006), Veiga (2013), Cury (2007), Barbosa (2006), Tristão (2006), Franco (2005), Richardson (2015). Como o tema surgiu do interesse coletivo, de toda comunidade escolar, a pesquisa-ação é a abordagem que se enquadra neste estudo, pois pesquisadores e participantes envolvem-se no trabalho de forma cooperativa, para desempenhar um papel ativo na própria realidade. As reflexões presentes neste estudo foram feitas a partir de um Projeto de Intervenção (PI) na realidade escolar, embasado na perspectiva da gestão democrática em educação, vivenciada no contexto escolar e proposta pela comunidade escolar. Trata-se de provocar uma mudança no próprio ambiente escolar, bem como tornar a escola um espaço de acolhimento dos alunos e dos pais, buscando alternativas para um bom funcionamento e ultrapassar barreiras para os alunos que apresentam maior dificuldade de aprendizagem. A escola sempre estará aberta para o diálogo com toda a comunidade, possibilitando um bom atendimento aos alunos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
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