Avaliação e revisão das práticas avaliativas
dc.contributor.advisor | Pereira, Vanessa Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Gomes, Marisa Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151624 | pt_BR |
dc.description.abstract | Na busca de melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, da metodologia empregada no processo avaliativo dos educandos,a Escola Estadual de Ensino Médio Politécnico, preocupada em superar a avaliação discriminatória e excludente, optou por uma construção coletiva e interdisciplinar numa perspectiva de crescimento do conhecimento, considerando uma prática avaliativa coerente, não sendo um mero instrumento, mas um fazer pedagógico que contribuiu para a formação de um aluno participativo e crítico. Os estudos contribuíram para a reestruturação do Projeto Político-Pedagógico, produzindo mudanças em vários aspectos, como a participação da comunidade escolar na tomada de decisões, a construção coletiva de propostas pedagógicas e a revisão das práticas avaliativas. O planejamento com os professores foi por área de conhecimento e interdisciplinar, possibilitando, assim, a análise das propostas pedagógicas e metodológicas desenvolvidas e como resultado o processo avaliativo passando a ter um novo sentido, a construção do conhecimento e autoavaliação. | pt_BR |
dc.description.abstract | In the quest to improve the quality of teaching-learning process and therefore the methodology used in the evaluation process of the students, the high school State school , anxious to overcome the discriminatory and exclusive evaluation, opted for a collective and interdisciplinary perspective construction of knowledge growth, whereas an evaluative practice consistent, not being a mere instrument, but a pedagogical contributed to the formation of a learner and critical. The studies contributed to the restructuring of the Pedagogical political project producing changes in various aspects, the participation of the school community in decision-making, collective construction of pedagogical proposals and review of evaluative practices. Planning with teachers was for knowledge and interdisciplinary area, thus enabling the analysis of pedagogical and methodological proposals developed and as a result the evaluation process going on to have a new meaning, knowledge construction and self-assessment. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | School democratic management | en |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Construction | en |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Participation | en |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Evaluation | en |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Avaliação e revisão das práticas avaliativas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001004493 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
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Humanities (1949)