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dc.contributor.advisorPereira, Vanessa Souzapt_BR
dc.contributor.authorGomes, Marisa Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:20Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151624pt_BR
dc.description.abstractNa busca de melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, da metodologia empregada no processo avaliativo dos educandos,a Escola Estadual de Ensino Médio Politécnico, preocupada em superar a avaliação discriminatória e excludente, optou por uma construção coletiva e interdisciplinar numa perspectiva de crescimento do conhecimento, considerando uma prática avaliativa coerente, não sendo um mero instrumento, mas um fazer pedagógico que contribuiu para a formação de um aluno participativo e crítico. Os estudos contribuíram para a reestruturação do Projeto Político-Pedagógico, produzindo mudanças em vários aspectos, como a participação da comunidade escolar na tomada de decisões, a construção coletiva de propostas pedagógicas e a revisão das práticas avaliativas. O planejamento com os professores foi por área de conhecimento e interdisciplinar, possibilitando, assim, a análise das propostas pedagógicas e metodológicas desenvolvidas e como resultado o processo avaliativo passando a ter um novo sentido, a construção do conhecimento e autoavaliação.pt_BR
dc.description.abstractIn the quest to improve the quality of teaching-learning process and therefore the methodology used in the evaluation process of the students, the high school State school , anxious to overcome the discriminatory and exclusive evaluation, opted for a collective and interdisciplinary perspective construction of knowledge growth, whereas an evaluative practice consistent, not being a mere instrument, but a pedagogical contributed to the formation of a learner and critical. The studies contributed to the restructuring of the Pedagogical political project producing changes in various aspects, the participation of the school community in decision-making, collective construction of pedagogical proposals and review of evaluative practices. Planning with teachers was for knowledge and interdisciplinary area, thus enabling the analysis of pedagogical and methodological proposals developed and as a result the evaluation process going on to have a new meaning, knowledge construction and self-assessment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool democratic managementen
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectConstructionen
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectParticipationen
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleAvaliação e revisão das práticas avaliativaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001004493pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


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