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dc.contributor.advisorVirginio, Alexandre Silvapt_BR
dc.contributor.authorBianchini, Liamar Stelapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:18Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151620pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo caracteriza-se pela análise das ações desenvolvidas na EMEF Picada Taquari, situada no município de Pouso Novo, RS. Seu objetivo foi criar pressupostos que permitissem a construção de uma gestão efetivamente democrática onde toda a comunidade escolar participasse da construção do Projeto Político Pedagógico, fomentando o interesse dos pais no processo educacional de seus filhos. O ponto de partida para as ações previstas no projeto de intervenção foi o conhecimento da realidade da comunidade escolar em questão, condição essencial à reconstrução do Projeto Político Pedagógico da escola. O referido documento havia sido desenvolvido sem a participação dos pais, sendo que estes nem sequer tinham conhecimento de sua existência, bem como de sua importância para o efetivo desenvolvimento do processo escolar como um todo. Em sua integra, apresentam-se, de maneira sucinta, diferentes informações relacionadas ao contexto da EMEF Picada Taquari, com uma atenção especial ao processo da gestão democrática, necessário às transformações sociais buscadas pela educação na atualidade. Como estratégia metodológica, optou-se pela realização de pesquisa-ação, tendo como ferramenta questionários aplicados aos diferentes membros da comunidade escolar, objetivando conhecer, de maneira mais aprofundada, a opinião destes em relação à instituição de ensino. Na busca por maior suporte realizaram-se diversas leituras, sendo que dentre estas se podem destacar Paro (2005), Bortolini (2013), Albuquerque (2012), Veiga (2003), Moresi (2003) e Franco (2005). Além das citadas, inúmeras outras facilitaram a compreensão e desenvolvimento deste trabalho, contribuindo para uma visão nova diante do gestar como instrumento de construção de uma nova escola. No curso da pesquisa-ação procurou-se atender aos anseios da comunidade como um todo. Por decorrência, tomou-se o aluno como centro do processo educativo, notadamente no que a democracia aponta para o desenvolvimento do mesmo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectRealidadept_BR
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.subjectEnsino de primeiro graupt_BR
dc.titleA gestão democrática como prática educativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001004991pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


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