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dc.contributor.advisorMedeiros, Isabel Leticia Pedroso dept_BR
dc.contributor.authorGuimarães, Rejane Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:13Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151608pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso - TCC apresenta a reflexão teoricamente embasada sobre a possibilidade de reelaboração do Projeto Político Pedagógico, com ênfase na gestão democrática escolar, buscando intensificar a participação dos segmentos da comunidade escolar na vida da escola. Os autores utilizados no estudo foram: DALBÉRIO (2007), FERREIRA (2011), FRANCO (2005), FREIRE (1983), GANDIN (2001), HORA (2007), LUCK (2011 e 2013), LUCE e MEDEIROS (2003), MARQUES e BECKER (2010), MOURAZ (2011), PARO (1992), SANTOS (2002), TRISTÃO e SILVA (2002), VEIGA (2002). Nesta pesquisa destaco a participação de crianças, adolescentes e pais na vida escolar e as possibilidades de ação se houver a chance de exercitar este aspecto da cidadania no espaço escolar e se isto está previsto no Plano Político Pedagógico (PPP). Embora sendo um direito, poucos são os alunos e pais que consideram a participação na escola um aspecto relevante ou até mesmo possível, que deve ser incentivado pelo corpo discente e pela equipe de direção da escola com o objetivo de comprometer a comunidade escolar a promover ações, desde as áreas pedagógica, didática e administrativa para juntos combater a evasão e a repetência e buscar uma melhor qualidade de ensino, pois “a desesperança das sociedades alienadas passa a ser substituída por esperança, quando começam a se ver com seus próprios olhos e começam a se projetar”. (FREIRE,1983 p.54). Tudo isso é resultado da luta de pessoas que pensam em educação Pensando juntos, planejando e construindo o PPP, podem colocar neste documento, os desejos da comunidade quanto à escola que querem e assim estabelecer como será a participação no dia a dia da instituição. Palavras chave: escola; gestão democrática; participação; Plano Político Pedagógico.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.subjectEnsino de primeiro graupt_BR
dc.titleApontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001003268pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


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