Apontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola?
dc.contributor.advisor | Medeiros, Isabel Leticia Pedroso de | pt_BR |
dc.contributor.author | Guimarães, Rejane Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151608 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC apresenta a reflexão teoricamente embasada sobre a possibilidade de reelaboração do Projeto Político Pedagógico, com ênfase na gestão democrática escolar, buscando intensificar a participação dos segmentos da comunidade escolar na vida da escola. Os autores utilizados no estudo foram: DALBÉRIO (2007), FERREIRA (2011), FRANCO (2005), FREIRE (1983), GANDIN (2001), HORA (2007), LUCK (2011 e 2013), LUCE e MEDEIROS (2003), MARQUES e BECKER (2010), MOURAZ (2011), PARO (1992), SANTOS (2002), TRISTÃO e SILVA (2002), VEIGA (2002). Nesta pesquisa destaco a participação de crianças, adolescentes e pais na vida escolar e as possibilidades de ação se houver a chance de exercitar este aspecto da cidadania no espaço escolar e se isto está previsto no Plano Político Pedagógico (PPP). Embora sendo um direito, poucos são os alunos e pais que consideram a participação na escola um aspecto relevante ou até mesmo possível, que deve ser incentivado pelo corpo discente e pela equipe de direção da escola com o objetivo de comprometer a comunidade escolar a promover ações, desde as áreas pedagógica, didática e administrativa para juntos combater a evasão e a repetência e buscar uma melhor qualidade de ensino, pois “a desesperança das sociedades alienadas passa a ser substituída por esperança, quando começam a se ver com seus próprios olhos e começam a se projetar”. (FREIRE,1983 p.54). Tudo isso é resultado da luta de pessoas que pensam em educação Pensando juntos, planejando e construindo o PPP, podem colocar neste documento, os desejos da comunidade quanto à escola que querem e assim estabelecer como será a participação no dia a dia da instituição. Palavras chave: escola; gestão democrática; participação; Plano Político Pedagógico. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Comunidade escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino de primeiro grau | pt_BR |
dc.title | Apontamentos para a reelaboração do plano político pedagógico buscando a gestão democrática escolar : como mobilizar a participação da comunidade na vida da escola? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001003268 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
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Humanities (1949)