Ensino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridade
View/ Open
Date
2015Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho apresenta o Projeto de Intervenção, realizado no Curso de Especiali-zação em Gestão Escolar, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2014 e 2015. A finalidade foi fomentar uma reflexão mais aprofundada, sobre as mudanças no Ensino Médio, que instituíram o Ensino Politéc-nico nas escolas públicas estaduais, bem como, sobre os desafios que vieram deste novo modelo. O foco do trabalho foi a problematização a respeito da interdisciplina-ridade nec ...
Este trabalho apresenta o Projeto de Intervenção, realizado no Curso de Especiali-zação em Gestão Escolar, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2014 e 2015. A finalidade foi fomentar uma reflexão mais aprofundada, sobre as mudanças no Ensino Médio, que instituíram o Ensino Politéc-nico nas escolas públicas estaduais, bem como, sobre os desafios que vieram deste novo modelo. O foco do trabalho foi a problematização a respeito da interdisciplina-ridade necessária à realização do Seminário Integrado, que é um dos eixos princi-pais, implementados após as mudanças no Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação, pois sendo um instrumento pedagógico e científico instiga a refletir e a transformar a prática pedagógica, na qual, pesquisador e os sujeitos en-volvidos interagem na produção de novos conhecimentos. Tendo por base a pers-pectiva da gestão democrática esta implica em termos consciência de que a gestão requer transparência, impessoalidade, autonomia, participação, liderança, trabalho coletivo, representatividade e competência, sendo pressuposto da organização do trabalho pedagógico e da gestão da escola. Justifica-se, assim, este trabalho por acreditar que as mudanças são necessárias e que as discussões que aqui se travam partem das inovações em relação ao Ensino Médio Politécnico e suas implicações. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1942)
This item is licensed under a Creative Commons License
