Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização dos alunos do quarto ano
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Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este estudo tem por objetivo buscar, junto à comunidade escolar, uma forma de solução aos problemas ou dificuldades encontrados no processo de alfabetização dos alunos, principalmente aqueles que chegam ao quarto ano sem o domínio das habilidades de leitura e escrita com autonomia. Com base neste problema, buscou investigar aqui as causas relacionadas à falta de interesse, ao comprometimento da família e do professor com o processo educativo, considerando-se ainda aspectos relacionados às dific ...
Este estudo tem por objetivo buscar, junto à comunidade escolar, uma forma de solução aos problemas ou dificuldades encontrados no processo de alfabetização dos alunos, principalmente aqueles que chegam ao quarto ano sem o domínio das habilidades de leitura e escrita com autonomia. Com base neste problema, buscou investigar aqui as causas relacionadas à falta de interesse, ao comprometimento da família e do professor com o processo educativo, considerando-se ainda aspectos relacionados às dificuldades neurológicas, psicológicas ou de comunicação. Este trabalho de conclusão é o fechamento do Curso de Especialização em Gestão Escolar, inserido no Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica do MEC, oferecido pela Universidade do Rio Grande do Sul e organizado pela Faculdade de Educação, no qual tive o privilégio de participar. O foco do Projeto de Intervenção proposto “Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização do quarto ano” foi definido em reunião com professores, equipe diretiva e funcionários da Escola da Rede Estadual de Ensino Fundamental, do município de Uruguaiana. As ações previstas no projeto resultaram em intervenções contínuas no processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais da escola. Os objetivos propostos foram: melhorar as práticas de alunos, professores, equipe diretiva, comunidade escolar; envolver e assegurar a prática dos integrantes, a organização democrática do processo; e propiciar o compromisso dos participantes, para que a ação seja eficiente e eficaz. Os principais autores utilizados foram GANDIN (2001), SILVA (2009), FRANCO (2005), THIOLENT (1985), KEMMIS e MCTAGGART (1982), DICK (1997 e 1998), ARELLANO (s.d); O’BRIEN (1998), DAVID TRIPP (2005). A pesquisa-ação foi a metodologia utilizada, pois assegura uma prática mais eficiente de intervenção. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
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