Planejamento no ambiente escolar
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Neste trabalho, apresenta-se um estudo sobre a compreensão dos professores de Educação Infantil acerca do planejamento no ambiente escolar. Tomou-se como base para o desenvolvimento a realização das atividades desenvolvidas na escola, comparando o teórico e o prático referentes à mesma. Para tanto, buscou-se identificar e analisar os motivos que tem relevância para realização do planejamento diário, o que os professores entendem e quais os benefícios para à realização do mesmo. Verificaram-se a ...
Neste trabalho, apresenta-se um estudo sobre a compreensão dos professores de Educação Infantil acerca do planejamento no ambiente escolar. Tomou-se como base para o desenvolvimento a realização das atividades desenvolvidas na escola, comparando o teórico e o prático referentes à mesma. Para tanto, buscou-se identificar e analisar os motivos que tem relevância para realização do planejamento diário, o que os professores entendem e quais os benefícios para à realização do mesmo. Verificaram-se as condições da elaboração e sua importância para a superação das adversidades. O objetivo principal foi de criar táticas que permitissem às educadoras exercem suas atividades, ampliando e diversificando o planejamento diário em prático e teórico, estimulando a participação na realização e aplicação, de modo a conhecer e realizar o trabalho didático em sala de aula. As informações coletadas foram obtidas através de entrevistas realizadas com os professores da escola de Educação Infantil, num total de dez entrevistas posteriormente analisadas à luz do referencial teórico disponível, sendo os principais autores abordados Gandin (1994; 1995), Vasconcellos (2006), Padilha (2001), Moran (2007) e Libâneo (1992; 1994; 2005). A pesquisa é de corte qualitativo, no qual se utilizaram os métodos exploratório e descritivo, tendo como público alvo os professores de Educação Infantil do município de Pouso Novo, RS. Com esta pesquisa, verificou-se que os professores acreditam ser de suma importância à elaboração do planejamento diário, porém tem dificuldades de colocar tudo o que planejam em prática, percebendo diferenças no desenvolvimento da aula quando esta é planejada previamente. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1951)
This item is licensed under a Creative Commons License
