Gestão democrática e a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Hoje, falar em direito à educação, voltado para uma educação mais justa e democrática, é falar de inclusão e escolas inclusivas, que devem assegurar uma educação de igualdade para todos, reiterando os direitos e os benefícios, também no acesso e permanência para os alunos com necessidades educativas especiais também na educação infantil. O presente trabalho teve como foco uma pesquisa sobre inclusão escolar e as ações dos gestores de ensino diante de toda esta nova complexidade, possibilitando ...
Hoje, falar em direito à educação, voltado para uma educação mais justa e democrática, é falar de inclusão e escolas inclusivas, que devem assegurar uma educação de igualdade para todos, reiterando os direitos e os benefícios, também no acesso e permanência para os alunos com necessidades educativas especiais também na educação infantil. O presente trabalho teve como foco uma pesquisa sobre inclusão escolar e as ações dos gestores de ensino diante de toda esta nova complexidade, possibilitando a investigação de algumas propostas, documentos e leis no que se refere à inclusão escolar na educação infantil. O estudo de caso proporcionou a análise da importância de avaliação das práticas políticas e pedagógicas institucionais para que possam garantir o incremento da qualidade do ensino, tanto para os alunos com necessidades educacionais especiais, quanto para os demais. O questionário realizado com o gestor e professores da instituição possibilitou evidenciar que a escola é inclusiva, mas, ficando demonstrado que há a necessidade de melhorias para este atendimento, tais como, capacitação adequada de profissionais e sala de recursos para proporcionar um melhor direcionamento a suas práticas pedagógicas. Os dados expressam um retrato da necessidade de ações dos gestores em prol de uma escola mais inclusiva, buscando na formação continuada e no Projeto Político Pedagógico desta escola o envolvimento de todos a respeito das questões pedagógicas que permeiam a construção do conhecimento e de uma educação de qualidade para todos, tal como previsto em Lei. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License