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dc.contributor.advisorCorrea, Monique Robain Montanopt_BR
dc.contributor.authorGoelzer, Martapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-11T02:25:54Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151576pt_BR
dc.description.abstractHoje, falar em direito à educação, voltado para uma educação mais justa e democrática, é falar de inclusão e escolas inclusivas, que devem assegurar uma educação de igualdade para todos, reiterando os direitos e os benefícios, também no acesso e permanência para os alunos com necessidades educativas especiais também na educação infantil. O presente trabalho teve como foco uma pesquisa sobre inclusão escolar e as ações dos gestores de ensino diante de toda esta nova complexidade, possibilitando a investigação de algumas propostas, documentos e leis no que se refere à inclusão escolar na educação infantil. O estudo de caso proporcionou a análise da importância de avaliação das práticas políticas e pedagógicas institucionais para que possam garantir o incremento da qualidade do ensino, tanto para os alunos com necessidades educacionais especiais, quanto para os demais. O questionário realizado com o gestor e professores da instituição possibilitou evidenciar que a escola é inclusiva, mas, ficando demonstrado que há a necessidade de melhorias para este atendimento, tais como, capacitação adequada de profissionais e sala de recursos para proporcionar um melhor direcionamento a suas práticas pedagógicas. Os dados expressam um retrato da necessidade de ações dos gestores em prol de uma escola mais inclusiva, buscando na formação continuada e no Projeto Político Pedagógico desta escola o envolvimento de todos a respeito das questões pedagógicas que permeiam a construção do conhecimento e de uma educação de qualidade para todos, tal como previsto em Lei.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleGestão democrática e a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001004822pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


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