A construção coletiva do projeto político pedagógico de uma escola pública estadual de Porto Alegre : um exercício da gestão democrática
View/ Open
Date
2015Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O trabalho A construção coletiva do Projeto Politico Pedagógico de uma escola pública estadual de Porto Alegre: um exercício da gestão democrática apresenta como tema a construção do projeto politico pedagógico e, como objetivo geral a atualização e o fortalecimento da participação da Comunidade escolar nos espaços decisórios, de uma escola pública estadual. A escola pesquisada situa-se na periferia da capital. Utilizei-me do diálogo com os segmentos da escola para sondar a situação na qual se ...
O trabalho A construção coletiva do Projeto Politico Pedagógico de uma escola pública estadual de Porto Alegre: um exercício da gestão democrática apresenta como tema a construção do projeto politico pedagógico e, como objetivo geral a atualização e o fortalecimento da participação da Comunidade escolar nos espaços decisórios, de uma escola pública estadual. A escola pesquisada situa-se na periferia da capital. Utilizei-me do diálogo com os segmentos da escola para sondar a situação na qual se encontrava a participação, de que forma estes se inseriam no contexto escolar e como entendiam a existência de uma proposta pedagógica construída por eles como identidade da escola. Foi desenvolvido a partir de questionários junto à comunidade escolar como exercício da gestão democrática, visando à participação de todos os envolvidos. Para o aprofundamento teórico busquei Veiga, Ilma (1991) e Vasconcellos, Celso (2000), que muito contribuíram para o desenvolvimento deste. A construção de um projeto politico pedagógico é a verdadeira possibilidade de visionar um planejamento num contexto real, onde o processo participativo deve ser o passo inicial para o questionamento da realidade. Deste modo, para construir um projeto político pedagógico no processo de gestão democrática é primordial observar, conhecer, vivenciar e acima de tudo reportar-se a uma postura critica imbuída de ações transformadoras. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1942)
This item is licensed under a Creative Commons License
