Gestão democrática ressignificando o projeto político pedagógico
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo reconstruir e ressignificar o Projeto Político Pedagógico (PPP) fundamentado no processo da gestão democrática. Refletindo coletivamente sobre a prática pedagógica, currículo a participação e função social da escola. A problematização do tema surgiu porque o PPP existente, devido ao tempo que fora construído muitos da comunidade escolar não o conhecia e nem participaram do processo de elaboração. Havendo a necessidade de reedificar o PPP da instituição vis ...
O presente trabalho teve como objetivo reconstruir e ressignificar o Projeto Político Pedagógico (PPP) fundamentado no processo da gestão democrática. Refletindo coletivamente sobre a prática pedagógica, currículo a participação e função social da escola. A problematização do tema surgiu porque o PPP existente, devido ao tempo que fora construído muitos da comunidade escolar não o conhecia e nem participaram do processo de elaboração. Havendo a necessidade de reedificar o PPP da instituição visando à qualificação do instrumento norteador, PPP, a garantir contextualização das ações administrativas, pedagógicas. Tendo embasamento teórico nos autores Gandin (1995), Lück (1998), Vasconcellos (2002), Veiga (1995) abordam Gestão Escolar Participativa, importância do PPP como documento norteador de uma Gestão Democrática. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos dentro da pesquisa-ação. Alcançar os objetivos delineados para a reconstrução do PPP não foi um processo fácil, envolveu segmentos com divergências educacionais que por muitas vezes atrasou a efetivação do processo. O PPP é um instrumento de ações coletivas, necessita que a gestão incentive a comunidade escolar, participar, fiscalizar o processo educacional almejado e assim efetivar a transformação de uma educação emancipadora, cuja reestruturação do PPP vai além da documentação escrita, passando a uma vivência da Gestão Democrática no desenvolvimento e definições dos caminhos da escola. ...
Resumen
El presente trabajo tuvo como objetivo reconstruir e resignificarelProyecto Político Pedagógico (PPP) en una gestión democrática. Reflexionar colectivamente sobre la práctica pedagógica, currículo, participación y función social de la escuela. La relevancia del tema se diópor la necesidad de reedificar el PPP de la institución visando a la calificación de un instrumento norteador a garantizar la contextualización de las acciones administrativas y pedagógicas. Teniendo fundamento teórico através ...
El presente trabajo tuvo como objetivo reconstruir e resignificarelProyecto Político Pedagógico (PPP) en una gestión democrática. Reflexionar colectivamente sobre la práctica pedagógica, currículo, participación y función social de la escuela. La relevancia del tema se diópor la necesidad de reedificar el PPP de la institución visando a la calificación de un instrumento norteador a garantizar la contextualización de las acciones administrativas y pedagógicas. Teniendo fundamento teórico através de los autores Gandin (1995), Lück (1998), Vasconcellos (2002) y Veiga (1995) que abordan la Gestión Escolar Participativa, la importancia del PPP como documento norteador de una Gestión Democrática. Los procedimientos metodológicos fueran desenvueltos dentro de la investigación-acción, reuniones con los seguimientos escolares. Alcanzar los objetivos trazados para la construcción del PPP no es un proceso fácil, envuelve segmentos con divergencias educacionales, que por muchas veces atrasa la efectivación. El PPP pasó a ser un instrumento de acciones colectivas necesitando la gestión continuar estimulando a la comunidad escolar a participar, colaborar y fiscalizar el proceso educacional anhelado para que sea hecha efectiva la transformación de una educación emancipadora, cuja reestructuración del PPP va más allá de la documentación escrita, pasando a una vivencia de la Gestión Democrática en el desenvolvimiento y definiciones de los caminos de la escuela. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License