Construção de um projeto político pedagógico para a escola
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do sul me trouxe a oportunidade de ampliar meus conhecimentos, valorizando as experiências individuais e as necessidades profissionais, melhorando meu desempenho frente às adversidades do dia a dia. Analiso aqui as ações realizadas em prol de desenvolver o Projeto de Intervenção desenvolvido com base na metodologia da pesquisa-ação (FRANCO 2005) proposto com o foco de construir o Projeto Político Pedagógico para a ...
O Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do sul me trouxe a oportunidade de ampliar meus conhecimentos, valorizando as experiências individuais e as necessidades profissionais, melhorando meu desempenho frente às adversidades do dia a dia. Analiso aqui as ações realizadas em prol de desenvolver o Projeto de Intervenção desenvolvido com base na metodologia da pesquisa-ação (FRANCO 2005) proposto com o foco de construir o Projeto Político Pedagógico para a escola em que trabalho na zona norte de Porto Alegre, no período de dezembro de 2014 a julho de 2015. O foco do projeto de intervenção foi na elaboração do Projeto Político Pedagógico, visando à participação dos segmentos em seu desenvolvimento, com base nos autores: Veiga (2013), Carbelo (2007) e Gandin (1999), dentre outros. O projeto de intervenção tinha como objetivo geral elaborar o PPP da escola valorizando a participação da comunidade escolar com suas diferenças e individualidades e dessa forma contribuir para a formação de um Projeto Político Pedagógico que contribua para a formação plena de cidadãos conscientes e participativos na dimensão social e cultural. A Pesquisa Ação (FRANCO, 2005, TRIPP, 2005) embasou metodologicamente o projeto, por prever a participação dos envolvidos, inclusive do pesquisador/proponente. Embora a temática do projeto tenha sido uma necessidade do grupo e da escola que trabalho, encontrei resistência e algumas dificuldades praticas que atrasaram seu desenvolvimento. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License