Repensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sul
View/ Open
Date
2015Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho foi desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Escolar promovido Ministério da Educação em parceria com a UFRGS e trata-se de um aprofundamento das análises das ações do Projeto de Intervenção implementadas em 2014-2015 em uma escola da rede estadual de ensino, cujo foco abrangeu estudos sobre os três anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos foram: discutir sobre a nova organização curricular, definir uma linha de trabalho para os três anos iniciais contemplando pl ...
Este trabalho foi desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Escolar promovido Ministério da Educação em parceria com a UFRGS e trata-se de um aprofundamento das análises das ações do Projeto de Intervenção implementadas em 2014-2015 em uma escola da rede estadual de ensino, cujo foco abrangeu estudos sobre os três anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos foram: discutir sobre a nova organização curricular, definir uma linha de trabalho para os três anos iniciais contemplando planejamento, ações e avaliação. Alguns autores que serviram de base para o trabalho foram Franco (2005), Richardson (s/d), Cury (2005), Gandin (2014), Bastos (2005) e outros. A intervenção baseou-se na pesquisa-ação e os resultados foram significativos, uma vez que conseguimos iniciar a organização do trabalho de forma contínua do primeiro ao terceiro ano e avançamos quanto aos pareceres descritivos. Também ocorreu a participação dos pais nos conselhos de classe participativos. Ainda é preciso discutir com os professores o que são habilidades e competências, qualificar as reuniões pedagógicas semanais, aprimorar a avaliação qualitativa e contar com a participação efetiva da comunidade escolar na construção de uma escola em que todos os segmentos participem nas decisões e rumos da educação. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1951)
This item is licensed under a Creative Commons License
