O (re) estabelecimento da gestão democrática através de uma direção interventiva : a construção do projeto político pedagógico
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este Trabalho de Conclusão do Curso tem como objeto de estudo a mudança de paradigma frente a uma Direção Interventiva, numa escola que teve sua trajetória democrática interrompida. O presente trabalho foi desenvolvido como requisito para a conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação da Professora Dra. Jaira Coelho Moraes. A partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação, foi acompanhada a construção do Projeto Polít ...
Este Trabalho de Conclusão do Curso tem como objeto de estudo a mudança de paradigma frente a uma Direção Interventiva, numa escola que teve sua trajetória democrática interrompida. O presente trabalho foi desenvolvido como requisito para a conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação da Professora Dra. Jaira Coelho Moraes. A partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação, foi acompanhada a construção do Projeto Político Pedagógico da EEEF São Caetano, de Porto Alegre/RS. Objetivou-se uma construção participativa e que refletisse a identidade da escola, na busca de um processo ensino-aprendizagem de qualidade. Este estudo foi embasado nas contribuições teóricas de Bodgan & Biklen (1994), Candau (2012), Cury (2002, 2007, 2008), Gadotti (2000), Gandin (1991, 1995, 2001), Vasconcellos (2000, 2006) e Veiga (1995). O processo de construção coletiva do PPP demonstrou que a comunidade escolar ao perceber-se corresponsável pelas decisões da escola, qualifica o ensino e a aprendizagem e a ação pedagógica se orienta para a concretização do ideal da escola que queremos. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1951)
This item is licensed under a Creative Commons License
