Colegiados de participação : como construir um conselho escolar atuante e participativo
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Date
2015Advisor
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho de conclusão do curso de Pós Graduação em Gestão Escolar do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, realizando junto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta uma análise das ações do Projeto de Intervenção cujo foco foi os colegiados de participação, com ênfase na renovação do Conselho Escolar numa escola pública estadual no período de novembro de 2014 a junho de 2015. A metodologia utilizada foi pesquisa-ação, cujo objetivo era mobilizar o segmento ...
Este trabalho de conclusão do curso de Pós Graduação em Gestão Escolar do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, realizando junto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta uma análise das ações do Projeto de Intervenção cujo foco foi os colegiados de participação, com ênfase na renovação do Conselho Escolar numa escola pública estadual no período de novembro de 2014 a junho de 2015. A metodologia utilizada foi pesquisa-ação, cujo objetivo era mobilizar o segmento pais e/ou responsáveis para participar ativamente deste colegiado, promovendo reuniões e incentivando-os a atuarem como multiplicadores, tornando o Conselho Escolar mais efetivo no exercício das funções deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora. Os autores que nortearam este trabalho foram Galina e Carbello (s.d), Veiga (2013), Franco (2005), Paro (2008) . O aspecto mais relevante deste trabalho foi a observação do quanto os pais desconhecem que a participação na vida escolar dos filhos é um direito constitucional e que, é no coletivo que acontece a transformação. Assim, por ignorarem esse direito, eles deixam de participar. Portanto precisamos encontrar meios de atrair os pais para a escola promovendo o envolvimento coletivo nas ações necessárias para a criação de um ambiente favorável à participação e à aprendizagem, vivenciando no cotidiano da escola os princípios da gestão democrática. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1942)
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