Participação da família na escola
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente TCC apresenta em sua construção a análise trabalhada das ações realizadas durante o Projeto de Intervenção, este, desenvolvido no período compreendido entre os meses de setembro do ano de 2014 a junho de 2015. O trabalho foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Rondon situada na localidade de Dom Marcos, sendo o foco principal do trabalho “A Participação da Família na Escola”. A pesquisa-ação foi à forma de intervenção na realidade buscando compreender a situa ...
O presente TCC apresenta em sua construção a análise trabalhada das ações realizadas durante o Projeto de Intervenção, este, desenvolvido no período compreendido entre os meses de setembro do ano de 2014 a junho de 2015. O trabalho foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Rondon situada na localidade de Dom Marcos, sendo o foco principal do trabalho “A Participação da Família na Escola”. A pesquisa-ação foi à forma de intervenção na realidade buscando compreender a situação e a diversidade das famílias dos alunos da escola e o motivo para o baixo índice de participação familiar nas atividades escolares. As análises das ações basearam-se nas metodologias de pesquisa-ação de Tripp e Franco (2005) e demais referenciais citados, assim como os textos trabalhados durante o Curso de Formação de Escola de Gestores. Verificaram-se mudanças significativas no que tange a participação e envolvimento dos pais nas atividades escolares. Ocorreram contribuições positivas e um melhor rendimento dos alunos. Para valorização da diversidade de opiniões, há a necessidade de alterações no pensar pedagógico por parte de alguns profissionais de educação. A escola tem a função social de priorizar a participação democrática. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1951)
This item is licensed under a Creative Commons License
